Responsabilidade Social - Apoio ao Esporte e ao desenvolvimento comunitário

June 22, 2016

 

 

A Universo dos Reparos patrocina time de futebol de várzea do bairro, o Borussia de Canabrava - BA

 

 

Saiba mais sobre a história:

 

Em 1976, chuvas torrenciais fizeram com  que  centenas de pessoas perdessem suas casas em Salvador. A prefeitura de então os deslocou para  Canabrava, um bairro afastado que abrigava todo o lixo domiciliar de Salvador. Sem infraestrutura e em situação de vulnerabilidade social centenas de pessoas recorriam ao lixão para buscar seu sustento.

 

No ano de 2000 o lixão fechou e várias dessas pessoas formaram duas cooperativas de catadores para a realização do serviço de coleta seletiva na cidade e como forma de melhorar as condições de trabalho e vida dos catadores. Muitas melhorias ocorreram da época do lixão para a atual, mas Canabrava continua carente de uma série de serviços que o poder público deveria oferecer à população.

 

Nesse contexto, em abril de 2015, a Universo dos Reparos começou  patrocinar um time de futebol de várzea do bairro, o Borussia de Canabrava. O time se formou com o patrocínio com o objetivo de oferecer esporte e lazer a moradores da Baixada do Boliviano em Canabrava. A participação em campeonatos fez com que boa parte da população daquela baixada se entretece. Muitas crianças, jovens e senhoras saíram de casa e iam aos jogos e treinos torcer pelo time de sua região. Houve também a criação de uma microeconomia local, (alguns moradores passaram a vender bebidas e alimentos nos dias de jogos).

 

O time cresceu e alguns componentes decidiram criar um time de garotos com o intuito de oferecer atividades esportivas e educação aos jovens. Fundou-se a o time de base do Borussia com 60 crianças e adolescentes participando.

“Teremos de formar um time feminino, estamos sendo pressionados a isso” afirma Lázaro, técnico do time adulto.

 

O projeto ganhou força de modo que o próximo objetivo em andamento é a formalização de uma associação de bairro devidamente legalizada para buscar assistência à comunidade de Canabrava, carente de uma instituição legal que os represente.

Em torno do futebol está se gerando uma movimentação e organização da comunidade para que ela mesma lute por mais serviços do poder público, bem como assistências que a iniciativa privada também pode oferecer.

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Responsabilidade Social - Casa do Betinho

August 26, 2016

1/5
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square